Trata-se do pão indiano dos mais conhecidos no ocidente. É o pão das festas da cozinha indiana. Ele se prepara com massa levedada ou não e é levado a assar no "tandor" (forno em terracota). Em casa , ele é assado na frigideira.
Ingredientes:
1 colher (de café) de sal
500 g de farinha
7g de fermento biológico seco
1 colher (de café) de açúcar
1 iogurte natural (125 g)
3 colheres (de sopa) de óleo ou Ghee
180 ml de água
Preparação:
Numa tigela, misture a farinha, o sal e o açúcar. Faça um buraco no centro, acrescente o óleo, o fermento, o iogurte e metade da água. Sove a massa com a mão ou utilize o processador, acrescentando água pouco a pouco. A massa deve ser lisa e não colar nas paredes da tigela. Deixe a massa dobrar de volume na tigela, coberta com um pano, de preferência em lugar quente.
Coloque a massa numa superfície enfarinhada e separe 10 pedaços iguais de massa. Role a massa entre suas mãos para formar bolas. Estenda as bolas de massa com a ajuda de um rolo de abrir massas. Você deve obter círculos de mais ou menos 18 cm de diâmetro.
Coloque os círculos de massa, à medida que são feitos sobre um prato, separando-os com círculos de papel manteiga.
Aqueça uma frigideira de fundo grosso, a fim de que ela fique bem quente. Coloque um círculo de massa, utilizando o papel manteiga para transportá-lo facilmente. Retire o papel.
Cubra a frigideira com uma tampa, para prender o vapor que se solta, é o que assegura um bom resultado em casa. No fim de dois minutos, ou quando o naan estiver bem grelhado, revire-o.
Cozinhe o outro lado, sem cobrir a frigideira, durante dois minutos. Ele deve ficar bem dourado. Proceda da mesma maneira com o resto dos outros círculos.
Está feito. Os pães naans acompanham todos os curry indianos. Eles são perfeitos para mergulhar no molho ou limpar o molho do prato.