Carapaus "alimados"
A gastronomia tradicional de Alcoutim tem muitas influências alentejanas mas também do litoral algarvio, apesar do modo de confeção ser por vezes diferente. Mas, as pequenas subtilezas existentes na confeção de uma receita manifestam-se também de pessoa para pessoa, de família para família e de comunidade para comunidade. Porque os gostos e preferências pessoais de cada um, os hábitos e as tradições transparecem nas receitas que confecionamos.
Aprendi a fazer carapaus alimados com a minha avó e até hoje ainda não encontrei uma pessoa que utilizasse a água da cozedura. Normalmente, servem-se temperados apenas com o azeite, o vinagre, o alho e a salsa, mas sem a água. Pessoalmente, prefiro-os com a água acompanhados com um delicioso e crocante pão caseiro, para molhar sopas. Divino!
A gastronomia tradicional de Alcoutim tem muitas influências alentejanas mas também do litoral algarvio, apesar do modo de confeção ser por vezes diferente. Mas, as...
Ingredientes:
- 1 kg de carapaus frescos de tamanho médio
- Sal, água, azeite e vinagre q.b.
- 1 cabeça de alhos
- 1 ramo de salsa
Detalhes
Pessoas: 4
Complexidade: Fácil
Tempo de preparação: 10min.
Tempo de cozimento: 5min.
Custo: Econômico
Preparação:
Etapa 1
Amanhe os carapaus retirando-lhes as vísceras e a cabeça. Lave-os bem e disponha-os, num alguidar perfurado, em camadas alternadas com bastante sal marinho (a última camada deve ser de sal). Deixe em salmoura durante 24 horas.
Etapa 2
Passe-os por água para remover o sal. Leve um tacho com água ao lume até ferver. Mergulhe os carapaus na água fervente e deixe cozer por, aproximadamente, de 5 minutos. Um truque para verificar se estão cozidos é puxar o rabo de um dos carapaus; se este se soltar de imediato estão cozidos.
Etapa 3
Retire-os do lume, mergulhe-os em água fria com os dedos vá friccionando a pele até a remover por completo. A este processo dá-se o nome de alimar.
Etapa 4
Disponha-os numa travessa funda. Coe a água da cozedura e verta parte dela sobre os carapaus. Tempere generosamente com azeite e vinagre ou limão. Descasque os alhos, lave-os e corte-os em lâminas e deite sobre os carapaus. Lave a salsa, pique-a finamente e junte aos carapaus.
Etapa 5
Sirva-os como entrada ou como prato principal, acompanhados por batatas novas cozidas e/ou uma salada de tomate.
Use as cabeças dos carapaus para fazer caldo de peixe caseiro; junte a restante água da cozedura dos carapaus previamente coada + 4 chávenas de água + 2 cebolas + 2 cenouras + 1 curgete pequena+ 2 hastes de aipo + 1 folha de louro + 2 pezinhos de hortelã da ribeira fresco + 4 pezinhos de salsa + 1 colher de chá de grãos inteiros de pimenta preta e coza tudo muito bem. Depois de cozido, coe o caldo e deixe arrefecer. Verta para as cuvettes e congele.
Sugestões
- Pudim e de leite de caneca 3.2/5 (312 Votos)
- Suco verde funcional 3.1/5 (408 Votos)
- Nhoque 3.1/5 (365 Votos)
- Picanha na Cerveja 3.2/5 (361 Votos)
- Frango à moda do Márion 3.3/5 (241 Votos)
- Mousse de maracujá com gelatina 3.2/5 (311 Votos)
- Suflê de Frango e Milho Verde 3.9/5 (41 Votos)
- Pudim rápido 3.1/5 (435 Votos)
Receitas e dicas em vídeo!
Um picolé alcoólico à base de manga com framboesas e um toque de Tequila e Cointreau, simplesmente perfeito pare seu happy hour, reuniões com os amigos ou mesmo um final de semana sem grandes pretensões!
Comentar essa receita