10 ALIMENTOS QUOTIDIANOS que contêm ÓLEO DE PALMA!
Presente na composição de um grande número de produtos alimentares, o óleo de palma é cada vez mais apontado por seus efeitos nefastos sobre a saúde e também pelas sequelas que ele deixa no planeta.
De fato, o consumo quotidiano do óleo de palma, que é composto de cerca de 50% de ácidos graxos saturados, aumenta significadamente os riscos de doenças cardiovasculares. Além disto, é preciso saber que 90% das florestas dos principais países produtores são dizimadas para o cultivo da palmeira produtora do óleo.
Estas são excelentes razões para limitar o consumo do óleo de palma, já que erradicá-lo totalmente da alimentação torna-se um verdadeiro sacrifício.
Veja nossa TOP 10 dos alimentos quotidianos fabricados com óleo de palma a serem evitados.
os cereais
O óleo de palma está presente em bom número de pacotes de cereais. Frequentemente o encontramos mesmo encabeçando os ingredientes, geralmente mencionado sob apelação inofensiva de "óleo vegetal", ou também o nome bárbaro de "palmitato ascórbilo".
as sopas
Encontramos traços deste famoso óleo nas sopas de legumes preparados em caixas. Bom, em quantidade mais fraca, mas é uma boa razão suplementar para fazer uma sopa caseira.
os salgadinhos aperitivos
Os salgadinhos para aperitivos são verdadeiras bombas de ácido pálmico. Não se deixe enganar pela apelação "matéria graxa vegetal", atrás da qual ele se esconde, de maneira quase sistemática o óleo de palma e principalmente nas caixas de chips em tubo.
os bolos e doces
Uma boa parte das gôndolas de doces e bolos destinados ao lanche poderia ser colocada em quarentena pelas quantidades de ácidos graxos saturados que contêm estes produtos. Nada equivale ao " feito em casa".
os produtos para bebê
Numerosos produtos infantis contêm óleo de palma, algumas marcas nem o escondem pois o uso do óleo de palma é claramente indicado. Felizmente, ele é misturado com outros tipos de óleos para leite de crescimento, mas isto não é necessariamente o caso para as refeições para bebê e outros purês.
os sorvetes
Tanto nos potes de sorvete, cornets e outros picolés, a sessão de sorvetes está igualmente tocada totalmente atingida por este flagelo e principalmente as "grandes marcas".
as torradas
Desconfie também das torradas. Elas contêm pequenas quantidades de óleo de palma, já que as torradas constituem em geral mais de 95% dos cereais, mas é pelo menos a ocasião de fazer um gesto pelo planeta.
as margarinas
Todas as margarinas, sem exceção, contêm óleo de palma, mesmo aquelas visando lutar contra o colesterol. Isto quer dizer...
os produtos chocolatados
Numerosos produtos alimentícios chocolatados contêm óleo de palma e mesmo a maior marca de pasta para espalhar não está livre. Sabemos que parar de comê-las seria quase impossível, mas limitar seu consumo seria já um bom gesto para o planeta e sua saúde.
os pães e brioches
Os pães e brioches - recheados ou não - contêm na maior parte dos casos, traços de óleo de palma, se bem que este seja em geral acoplado com outros óleos vegetais como o de colza.
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Nossos Cookies Thumbprint com caramelo de flor de sal são super fáceis de fazer e hiiiiiper crocantes! Você vai adorar!
Comentar este artigo