Bacon, salsichas, embutidos: os novos alimentos cancerígenos?
Difícil falar de outra coisa neste momento. Em 26 de outubro de 2015, a OMS, a organização mundial da saúde decretou que os embutidos e carnes transformadas (salsichas, por exemplo) são cancerígenas e que a carne vermelha provavelmente o seria também.
Inquietante quando comemos este tipo de produto, o que seria o caso de milhões de pessoas no mundo.
O centro internacional de pesquisas sobre o câncer (Circ), uma agência da OMS, classificou as carnes transformadas (bacon, salsichas, presunto, etc) no grupo 1 dos produtos cancerígenos, como o tabaco, o álcool e as carnes vermelhas são classificados quanto a elas no grupo 2.
O risco de câncer diz respeito ao câncer do cólon?
O único problema é que o Circ não sabe determinar a partir de qual quantidade consumida nos colocamos realmente em perigo. Sabe-se também que o risco é nitidamente menos importante sobre o cólon que o cigarro é sobre os pulmões. Os estudos mostram de fato que a carne vermelha transformada e a carne vermelha são 30 vezes menos perigosas que o cigarro.
Os organismos franceses em torno do câncer recomendam limitar o consumo dos embutidos e carne vermelha a menos de 500 g por semana.
Nós, do Receitas sem Fronteiras, não somos médicos nem oncologistas e estamos apenas repassando informações de pesquisas de centros especializados e responsáveis.
No entanto nós aconselhamos sempre aos nossos internautas manterem uma alimentação sadia e equilibrada que limitará os riscos e que, o sabemos há muito tempo, nos garante uma boa saúde. Por isto estamos sempre colocando artigos que se referem à manutenção de uma boa saúde e resultados de recentes pesquisas científicas a este respeito.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Coconut bowl: uma ótima pedida, é fácil, fashion, saudável e muito gostoso!
Comentar este artigo