Limoncello, o digestivo da moda!
O Limoncello é um licor à base de ingredientes simples, mas que deve ser preparado de maneira cuidadosa. Mas, antes de lhes dar a receita caseira deste internacionalmente famoso, vamos contar um pouco de sua história.
Origem
O Limoncello sendo produzido por várias regiões da Itália, sua origem é entretanto disputada pelas três regiões mais importantes: Capri, Sorrento e Amalfi. Os amalfitanos dizem que este licor de limão já existia na antiguidade, começando nos monastérios da corte e que os monges já a bebiam entre duas orações... Em Sorrento, ao contrário, eles se apoiam nos fatos mais recentes, afirmando que a alta aristocracia o servia aos ilustres visitantes no início do século 20. Compreende-se que é difícil saber a verdadeira origem do licor, ainda mais que nenhuma das versões contradiz a outra. O que é exato é que ele vem destas regiões que compreendem alguns quilômetros.
O sucesso do Limoncello é o orgulho de Capri, que reivindica igualmente sua origem. Na realidade, se ele hoje é tão conhecido deve-se ao empresário da ilha, Massimo Canale, que registrou a marca "limoncello" em 1988 e foi o primeiro a comercializar sua produção artesanal. Conta-se também que uma das pioneiras do turismo em Capri, no início do século 20, Maria Antonia Farace, cultivava seus cítricos e servia o licor a seus hóspedes. Depois da guerra, seu filho abriu um restaurante e fez deste licor a especialidade da casa, servido gelado. Massimo Canale, o neto dela teve, então, a ideia de registrar e comercializar sua receita.
atualmente
Qualquer que seja a origem do Limoncello, ele hoje é produzido em escala industrial, conhecido e bebido não somente na Itália mas no mundo inteiro. Se não existe realmente ua receita oficial, é importante a qualidade dos limões, que devem ser ricos em óleos essenciais, aos quais se deve seu sabor pronunciado. O segredo do Limoncello se deve realmente à qualidade dos limões com sua casca espessa e perfumada. Os limões não devem, de maneira alguma ter contato com a terra. Cada fábrica tem sua receita especial, mas apenas as proporções dos ingrediente mudam.
os ingredientes e a preparação
Se o verdadeiro Limoncello possui um sabor único graças aos limões especiais, seu sucesso é nacional e Internacional e a fabricação caseira foi expandida por todo o sul da Itália e estrangeiro. É difícil, realmente impossível encontrar os famosos limões de Sorrento no comércio, principalmente internacional, mas se você quer fazê-lo em casa siga estas regras de base:
- Os limões devem ser de qualidade, de preferência orgânicos, já que é feito com suas raspas. Devem ter tamanho médio e casca perfeita, sem nenhuma marca.
- Devem ser lavados em água fria com ajuda de uma escova macia.
- Somente as raspas da pele do limão deve ser usadas, evitando a pele branca que o tornará amargo.
- É na infusão no álcool que são liberados os óleos essenciais qua dão todo o sabor ao licor. Sua maceração pede no mínimo um mês.
nossa receita
Nós testamos para vocês a receita caseira, familiar com limões do jardim.
- 3 quilos de limão siciliano de tamanho médio
- 1 litro de álcool a 90°
- 1 ½ litro de água
- 700 g de açúcar
Nós obtivemos 2,5 litros de licor.
Para começar, lave os limões como indicado acima e retire as raspas. Coloque as raspas num grande recipiente de vidro e coloque o álcool. Cubra de preferência com algo que evite a evaporação do álcool, um recipiente hermético.
Um mês depois, prepare um xarope fervendo a água com o açúcar e deixe esfriar. Despeje o xarope no recipiente da maceração e depois filtre. Coloque em garrafas. É aconselhável deixar repousar alguns dias antes de saboreá-lo, de colocá-lo a geladeira para servi-lo super gelado.
Inicialmente o Limoncello era servido como aperitivo, mas hoje se tornou um digestivo internacional de primeira linha .
Devemos esclarecer também que existem muitas outras receitas caseiras, com proporções diferentes embora mantendo a mesma base.
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Uma versão diferente do tradicional gnocchi de batata, aqui, ele é recheado com queijo provolone e presunto Parma (ou Serrano) e fica simplesmente delicioso!
Comentar este artigo