A HISTÓRIA DAS MADELEINES
A madeleine, esse pequeno bolinho, que mergulhado numa xícara de chá tocou até a alma de Proust, é originário de Commercy. Ela foi servida pela primeira vez para o duque de Lorraine ao fim do século XVIII.
Depois de perder seu reinado na Polônia, Stanislas Leszcynski, sogro de Luis XV, recebeu o ducado de Lorraine. Humanista, mecenas e filósofo, ele construiu numerosos edifícios e levou uma vida faustosa.
Conta a lenda que numa noite em que recebeu Voltaire para jantar, o intendente e o pâtissier do castelo de Commency se desentenderam e o pâtissier deixou seu posto levando seus instrumentos debaixo do braço. Para salvar o jantar, Madeleine, uma dama de companhia, improvisou pequenos bolinhos a partir de uma receita de sua avó. Todos os apreciam e Stanislas faz enviarem um pacote de madeleines à sua filha em Versailles. Lá, as madeleines tornam-se um grande sucesso e Commercy se declara a capital da madeleine.
Em 1852, a linha férrea Paris-Strasbourg é inaugurada e, como forma de divulgar a madeleine, a prefeitura de Commercy autoriza sua venda na plataforma da estação. Todos os passageiros, então, entraram no trem com sua caixinha de doces em mãos.
Após a Segunda Guerra Mundial, a madeleine tornou-se um produto de consumo mundial. Hoje ela é encontrada feita de diversas formas, doce, salgada, em tamanho padrão e até em miniatura.
Leia também os artigos:
Madeleines, a receita 100% confiável
Mdeleines: 7 segredos para um sucesso total
Bolo suíço | Bolo-pudim de cenoura | Mousse prestígio | Bolo Kit Kat |
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
As madeleines são um clássico da pâtisserie francesa e nesta versão, com uma cobertura de chocolate e muitos M&M's, você vai se apaixonar!
Comentar este artigo