Crepes e panquecas de todo o mundo
O crêpe é um tipo de panqueca fina, composta de farinha, leite e ovos. É redondo e cozido na frigideira própria e é muito apreciado na hora do lanche. Ele é feito em muitos países e recebe versões e nomes diferentes. Na França e em outros países de religião católica, existe a festa Chandeleur (que vem de "chandelle" que significa vela) e é celebrada em 2 de fevereiro. Esta tradição refere-se a apresentação de Jesus ao templo, quarenta dias depois do seu nascimento e à purificação de Nossa Senhora: as velas significam luz e pureza. Basicamente a comemoração transformou-se na festa dos crepes, muitas vezes servidos à luz de velas.
A tradição da festa dos crepes teve orígem na distribuição dos mesmos aos peregrinos vindos de Roma, comemoravam também para anunciar que o inverno estava terminando e que ainda tinham reserva de comida. Outra explicação refere-se ao consumo de doces tipo bolinhos na festa judaica Hanucá (ou Chanucá), Festa da Luzes.
Uma curiosidade, uma tradição interessante fala que o primeiro crepe deve ser virado varias vezes, tendo uma moeda na mão esquerda, para afastar a má sorte e trazer prosperidade.
Vamos comemorar a Chandeleur e conhecendo outras formas de crepes do mundo?
.
Comentar este artigo