Açaí faz bem para a mente, aponta novo estudo
Cientistas brasileiros e canadenses apontam potencial do fruto contra doenças neuropsiquiátricas, como a bipolaridade.
Associado ao controle do colesterol e à prevenção do câncer, o açaí acaba de ganhar um novo benefício, que é uma possível melhora no quadro do transtorno bipolar. É o que apontou o estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e da Universidade de Toronto, no Canadá.
“Sabemos que indivíduos bipolares têm uma ativação inflamatória crônica”, informa o biomédico Alencar Kolinski Machado. E foi justamente esse um dos benefícios trazidos pelo fruto, qual seja, a redução do quadro inflamatório. Além disso, os estudiosos observaram que o extrato do fruto reverteu, em laboratório, uma disfunção nas mitocôndrias (produzem energia para as células) – na doença, elas acabam liberando os perigosos radicais livres.
Tirando proveito do fruto:
Ainda segundo o biomédico, é provável que o consumo do fruto (e não só do extrato) já traga vantagens. Um estudo demonstrou, por exemplo, que 120 mililitros do suco por dia promoveram um efeito anti-inflamatório capaz de amenizar a dor.
O açaí na tigela também traz benefícios da mesma forma, já que se trata da polpa do alimento. Mas deve-se evitar determinados acompanhamentos, como o xarope de guaraná e o leite condensado. Mais indicado são as frutas naturais e um pouco de mel, sem abusar da granola.
mais alguns benefícios do fruto:
Proteção contra o Alzheimer , combate o envelhecimento, beneficia o funcionamento do intestino, contribui para uma boa circulação sanguínea e, ainda, fornece energia ao organismo para trabalhar corretamente.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
A nossa querida CAIPIRINHA é mesmo o drink nacional! O mundo inteiro pensa em Brasil quando vê uma caipirinha, é a companheira inseparável da boa e clássica feijoada e presente também em churrascos, festas, reuniões, ou seja, ela é bem vinda em qualquer lugar festivo e alegre!
Comentar este artigo