© iStock / Getty Images Plus / Stanislav Ostranitsa
Tabule
Uma salada de origem árabe e consiste numa salada refrescante à base de muita salsa picada, tomate, hortelã, triguilho (bulgur), temperos e servido numa cama de alface.
A origem do tabule remonta aos caldeus, 1800 aC e a palavra tabule vem da raiz (TBL) que significa mistura de vegetais quando os caldeus preparavam o prato para oferecer aos sábios. Os libaneses desenvolveram este prato e deram este nome tabule junto com as conquistas assírias, mas não se sabe queno o triguilho foi incorporado a ele. Daí para outros países, principalmente o Brasil foi rápido. Delicioso, refrescante o tabule é uma salada que todos adoram. O segredo de um bom tabule está no tempero.
INGREDIENTES:
- 3 xícaras de triguilho lavado e escorrido
- 10 tomates para salada pequenos sem sementes, cortados em quadradinhos
- 3 xícaras de salsa bem picada
- ¾ xícara de cebolinha verde bem picada
- 1 ½ xícara de hortelã bem picada
- 1 cebola média bem picada
- 3 pepinos pequenos descascados e cortados em cubinhos
- Sal, suco de limão e azeite a gosto
- 1 alface separada em folhas e lavada
PREPARAÇÃO:
- Coloque o trigo numa tigela bem grande, cubra com água, mexa e deixe assentar um pouco no fundo da tigela. Escorra. Repita essa operação por mais quatro vezes.
- Retire porções do trigo com as mãos e aperte bem para eliminar toda a água.
- Coloque numa tigela, cubra com um pano de prato e deixe descansar por cerca de 2 horas para o trigo crescer e ficar macio.
- Acrescente o tomate, a salsa, a cebolinha, a hortelã, a cebola e o pepino à tigela, tempere com sal, suco de limão e azeite a gosto e misture bem.
- Coloque o tabule numa travessa e as folhas de alface em outra travessa.
- Para se servir, ponha um pouco do tabule no meio de uma folha de alface e embrulhe formando uma trouxinha. Este é um prato que se come, montando e levando à boca com as mãos.