Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

10 receitas de base da confeitaria, você conhece todas elas?

,
Receitas sem Fronteiras

© Thinkstock

A ganache de chocolate

Temos dois tipos de ganache: simples e batida (ou espumosa).

Usamos a ganache simples para rechear ou decorar bolos, tortas, glaçar bombinhas ou éclairs ou ainda fazer sobremesas ou bombons de chocolate. A ganache batida (espumosa), para fazer mousses leves, rechear macarons, verrines, sobremesas ou cobrir rocamboles e troncos.

Para fazer a ganache simples, esquentamos o creme de leite líquido. Enquanto isto raspamos o chocolate finamente e depois colocamos numa tigela. Em seguida, incorporamos o creme ao chocolate, tendo o cuidado de não deixar entrar ar, até que o chocolate derreta e a mistura fique bem homogênea. 

Para a ganache batida: cobrimos a ganache simples já pronta com um filme (colado a ela) e levamos à geladeira por umas 4 horas. Coloque-a então na batedeira e bata até que ela fique espumosa e dobre de volume. Pare quando isto acontecer.

Você pode fazer variações com chocolate ao leite, branco, praliné ou caramelo. Suas sobremesas vão ficar divinas!


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Dica: aprenda a fazer um banho-maria!

O banho-maria é uma técnica de cozimento, é o melhor meio de cozinhar, derreter ou esquentar delicadamente uma preparação ou ingrediente, sem risco de queimá-la. É o caso de chocolate, que deve ser sempre derretido em banho-maria!