Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Harmonização de pratos e cervejas - algumas dicas e exemplos

,
Receitas sem Fronteiras

Queijos

Cervejas e queijos formam casamentos particularmente bem sucedidos. Veja alguns exemplos:

Com um queijo de cabra fresco ou meio fresco: 

Usamos uma cerveja aveludada para ficar na mesma textura daquela do queijo. Vamos escolher por exemplo uma cerveja alemã ou usar um contraste com uma cerveja com aromas de mel,  como uma Mandrin ao mel ou cerejas, desde que ela não seja muito doce.

Com um queijo de cabra envelhecido, amadurecido:

Vamos escolher uma cerveja escura com aromas de chocolate. Por exemplo, o queijo Sainte Maure de Touraine combinará perfeitamente bem com  uma  "stout" (escura, espessa, forte) que vai ter a mesma textura cremosa do queijo  trazendo outros aromas como a Stout chocolate de Brooklyn Brewdog.

Com queijos azuis:

Queijos de estrias azuis à base de leite de vaca,  opta-se por uma cerveja escura com aromas dominantes de chocolate (Page 24 Brune) ou uma cerveja IPA (India Pale Ale) com aromas de frutos exóticos, como a Dalva da cervejaria Thiriez ou uma  Punk IPA de Brewdog.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Sextou com Moscow Mule, o coquetel refrescante e emblemático

O Moscow Mule é um coquetel criado nos Estados Unidos, logo após a segunda guerra mundial. O proprietário da marca Smirnoff tentava sem muito sucesso vender introduzir a vodka no mercado, ao mesmo tempo que, um amigo, tentava familiarizar os americanos à Ginger Ale britânica. Eles, então, uniram o útil ao agradável e criaram um drink que caiu no gosto do povo, misturaram a vodka ao Ginger Ale e acrescentaram limão!

O nome é, na verdade, quase uma brincadeira, um nome significativo baseado no fato da vodka ser de orígem russa, daí o "Moscow" e "mule", sugere que você pode ficar tão tonto quanto ficaria se levasse o coice de uma mula!