GNOCCO FRITTO a verdadeira receita de Modena!
©Thinkstock
Se você já fez um passeio em Emilia Romagna, o mais provável é que você já tenha provado os "bolinhos fritos", uma especialidade culinária que representa um momento de guloseimas indispensáveis. Trata-se de losangos ou retângulos de massa salgada, tradicionalmente fritos em banha. Ainda servidos quentes, os" bolinhos fritos", como o povo de Modena os chama, são acompanhados de frios e queijos, e servido na hora do coquetel ou como um aperitivo, ou como um delicioso prato único.
Apenas um prato, tantos nomes ... Incrível a quantidade de nomes dados aos bolinhos fritos.
Na sua região de origem: Bologna é chamado de "crescentina", em Parma "torta fritta", enquanto que em Modena e Parma é generalizada e universalmente reconhecida a versão "os bolinhos fritos", com o artigo definido na frente do bolinho de massa. Em Piacenza, o "gnocco fritto" é chamado em seu lugar "chisulèn".
Porque se chama "gnocco"?
Parece que a origem do nome deriva da tradição culinária dos Lombardos, que trouxeram a receita durante sua dominação. No século passado o gnocco fritto era o café da manhã dos camponeses, principalmente durante o inverno, porque é muito calórico. Além do mais em novembro e dezembro tinham à disposição a banha derivada do abate de porcos. Na verdade a banha é a gordura usada para a massa e para a fritura.
©Thinkstock
Ingredientes:
- - 250 g de farinha
- - 80 g de água gasosa morna
- - 30 g de banha
- - 6 g de fermento biológico fresco (ou 3 g de fermento biológico seco)
- - 8 g de sal
- - Banha para a fritura (ou azeite)
Preparação:
Misturar o fermento com a água morna e deixar ativar por 15 minutos. Colocar a farinha em uma tigela, o sal, fazer uma poço no centro e colocar a mistura de água e fermento. Misture com um garfo e depois coloque a banha em pedaços. Misturar bem, por cerca de dez minutos, com as mãos, virando sempre a massa até obter uma massa lisa que se desgruda das paredes da tigela. Forme uma bola e faça um corte em X na superfície. Cubra com uma filme alimentício e deixe levedar por cerca de 1 hora e meia a 2, fora de correntes de ar.
Depois deste tempo desgaseifique a massa sobre a mesa de trabalho enfarinhada e abra-a em forma de retângulo com 3 a 4 mm de espessura. Corte retângulos ou losangos com cerca de 7 cm de lado. Leve o azeite a aquecer até atingir a temperatura de 170°C, se for usar banha, a temperatura deve ser mais alta, no máximo cerca de 250°C, evitando que faça fumaça. Fritar no máximo 4 de cada vez, por cerca de 1 minuto e virando para que inche e fique dourado. Retire com a espumadeira e coloque sobre papel absorvente.
Devem ser servidos quentes ou mornos acompanhados de frios fatiados ou queijos.
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Que tal uma árvore de Natal fofa pra comer e compartilhar?!
Comentar este artigo