SOCORRO! Eu ERREI a MAIONESE! O que QUE eu FAÇO?
Você seguiu todos os conselhos, para ter sucesso na maionese Receita passo a passo para fazer maionese e, no entanto, você a estragou? Principalmente, não a jogue no lixo para recomeçar uma outra. É o que você ia fazer, não? Leia primeiro o que segue.
CASO 1: ela não dá ponto e fica líquida ou ela separa (óleo de um lado e líquido de outro)
Inútil colocar ainda mais óleo e bater como um louco, isto não serve para nada pois a emulsão deu errado.
2 soluções:
- Pegue uma outra tigela, bata uma gema de ovo com um pouquinho de vinagre ou mostarda. Coloque pouco a pouco sua maionese desandada, batendo sempre. Quando der o ponto, está bom. Aí, você pode até mesmo colocar um pouquinho de óleo já que você aumentou a quantidade de gema.
- Coloque 1 colher (de sopa) de água gelada numa tigela. Coloque aos poucos sua maionese desandada, batendo sempre. A emulsão entre o líquido e o óleo vai dar ponto. Maionese salva.
CASO 2: ela deu certo mas se separou na geladeira
É porque a emulsão do início não esta estável. Não jogue fora sua maionese mas proceda como nas explicações acima, com a solução 2
CASO 3: ela não ficou suficientemente salgada
Você vai me dizer: basta colocar sal. Sim, mas o sal não vai se dissolver bem na maionese. Coloque de preferência o sal num pouco de vinagre, bata para dissolver bem o sal e, então, misture na maionese.
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Tudo bem, você pode achar prático comprar maionese pronta, mas o sabor nunca vai se igualar ao da maionese caseira, fresquinha e cremosa! Ainda vamos te dar, de quebra, algumas variações para você saborizar a maionese clássica!
Comentar este artigo