Festas Juninas: curiosidades e receitas para você preparar aquele arraial!
© Pixabay / 2719743
As celebrações no Brasil
Como a gente já sabe muto bem, as festas juninas são comemoradas em todo o Brasil, mas você conhece as peculiaridades de cada região?
- Região Norte: quem você curte, o Caprichoso ou o Garantido? Se você não sabe do que estamos falando, está perdendo o Festival de Parintins que acontece no último final de semana de Junho e se confunde com as festas juninas. A maior festa popular da região é a festa do Boi-Bumbá, onde duas associações disputam o título do evento representadas por dois bois, o Caprichoso e o Garantido! É um evento grandioso, só comparável aos desfiles de escola de samba do Carnaval do Rio de Janeiro.
- Região Nordeste: é onde acontecem as maiores festas juninas do país, sendo a maior delas em Campina Grande! Por lá, o milho é o destaque com pratos típicos como o Munguzá.
- Região Sul: muita festa e muita coisa gostosa, o pinhão é um ingrediente típico destas festas e o quentão chega pra aquecer o frio da época!
- Região Sudeste: mesmo não tendo as maiores festas do país, provavelmente tem as festas juninas mais tradicionais que se dividem entre São Paulo e Minas Gerais. As receitas típicas, os arraiais e as tradições estão presentes em festas peculiares, onde, inclusive, se prepara o maior pé de moleque do mundo!
- Região Centro-Oeste: berço da viola brasileira, por lá se dança o cururu (além da quadrilha, é claro) que é quase uma disputa, um desafio entre os violeiros. O prato típico das festividades é a sopa paraguaia que nunca foi sopa, mas uma torta de farinha de milho e queijo.
E agora, vamos saber mais sobre cada detalhe da festa junina? Entenda mais sobre a quadrilha, o casamento, os balões, as roupas... clicando nas setas das fotos!
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Esta é a receita 100% italiana do delicioso macarrão carbonara
Nada mais saboroso, reconfortante e fácil de fazer que um macarrão à carbonara, mas muitos que a gente vê or aí não tem nada de original... Confira a versão tradicional italiana com receita da nossa queria chef Silvia Santucci!