20 pratos imperdíveis de Madri para você fazer em casa!
© Thinkstock
Rosquillas de San Isidro
As rosquillas de San Isidro são um dos doces mais famosos de Madrid, e são consumidos durante as festividades do Santo que lhes dá o nome. Aqueles que não têm nada por cima são conhecidos como "rosquillas tontas", enquanto os demais podem ter diferentes coberturas ou cremes.
Ingredientes para 6 pessoas:
- 500 g de farinha
- 4 ovos
- 50 ml de leite integral
- 16 g de fermento tipo Royal, em pó
- Raspas de 1 limão
- Raspas de 1 laranja
- 6 colheres de sopa de açúcar (cerca de 150 g)
- 6 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1/2 dose de anis (20 ml)
- 1/2 dose de bagaço ou aguardente galega
- Girassol ou azeite bem macio para fritar os donuts (aproximadamente 1 litro)
- 1 pedaço de casca de limão (parte amarela)
Para o banho de açúcar:
- 500 g de açúcar
- 125 ml de água
- 50ml de suco de limão
Preparação:
- Lave e rale a laranja e o limão, sem atingir a parte branca, apenas superficialmente.
- Bata os ovos com o açúcar até espumar, ou seja, montam um pouco. Junte o leite, o aroma a anis ou anis seco, a aguardente e as raspas dos citrinos, voltamos a bater tudo muito bem até ficar integrado.
- Adicione o azeite de oliva extra virgem e bata novamente até que o azeite se misture. Juntamos o fermento com a farinha (não é necessário peneirar), vamos acrescentando aos poucos à mistura anterior até obter uma massa pegajosa mas manejável. Podemos untar as mãos com óleo para manusear melhor a massa, mas só um pouco, também não queremos colocar mais óleo do que o necessário na massa.
- Faça uma bola com a massa e embrulhe em filme plástico, deixe descansar na geladeira por algumas horas.
- Após o tempo de descanso da massa, colocamos no fogo uma frigideira com bastante óleo de girassol e nela vamos fritar, serão nossas famosas rosquinhas. Um truque para aromatizar o óleo é fritar duas tiras compridas de casca de limão (sem a parte branca da fruta, apenas a casca) no óleo em temperatura baixa. Deixamos no óleo por 10 minutos em temperatura baixa, bastam 2 em 10 pontos de temperatura in vitro.
- Passamos para a parte mais divertida da receita, fazer as rosquinhas. Unte a bancada e as mãos com azeite extra virgem, faça umas bolinhas do tamanho de uma bola de golfe, mais ou menos tudo igual, saem umas 30 bolas. Esta é a maneira mais fácil porque só teremos que abrir um buraco no centro com a ajuda dos dedos, assim você os deixará todos iguais e bem fofinhos. Se os quiseres mais estaladiços podes fazer churritos de massa mais fina como se fosse plasticina e juntar nas pontas, deixo-te a escolher a forma que mais te agrada.
- Retire a casca de limão do óleo de girassol e frite as rosquinhas, tomando muito cuidado para não queimá-las. É importante porque depois de todo o trabalho não queremos que passem do ponto ou fiquem crus por dentro. Para isso, colocamos o óleo que temos na panela em fogo médio sem deixar fumegar e fritamos em porções de no máximo 6 rosquinhas, para que o óleo não esfrie muito. Também não se assuste se caírem para o fundo, voltem a subir, pois com a temperatura crescem um pouco.
- Quando estiverem douradas de ambos os lados, coloque-as sobre papel de cozinha absorvente para retirar o excesso de óleo e deixe arrefecer.
- Polvilhe-os com açúcar de confeiteiro ou açúcar branco normal, coloque o açúcar em um prato e passe o donut no açúcar para que ele adira, daqui para uma fonte ou direto para a boca.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
A tradicional tortilla espanhola em uma receita fácil e rápida!
Um prato clássico e tradicional da cozinha espanhola que você, se ainda não conhece, precisa conhecer e a gente aposta que você vai ficar fã!