Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Harmonização de pratos e cervejas - algumas dicas e exemplos

,
Receitas sem Fronteiras

Determinar o tipo de prato

Para bem harmonizar,  quando se é iniciante,  o mais simples é determinar o tipo de prato:

Basta determinar se o prato é mais suave ou mais forte, como os pratos condimentados por exemplo.  A partir daí harmoniza-se a cerveja optando pelo equilíbrio ou pelo contraste.

Seguindo esta ideia: os bolinhos de camarão (excetuando-se o acarajé!) ou os tempuras da culinária japonesa são classificados como suaves e harmonizam-se com uma cerveja  suave (uma cerveja Pils ou uma Pilsner Urquel) ou então, decidimos pelo contraste, escolhendo uma cerveja  mais ácida como a Gueuze (cervejaria Cantillon).

Para ir mais longe nas harmonias, determina-se os sabores mais dominantes do prato, isto é sua orientação e escolhe-se uma cerveja que vai fazer o equilíbrio ou o contraste.

Vou mostrar agora alguns exemplos de harmonias que eu nem imaginava que existissem com tantos detalhes!


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Sextou com Moscow Mule, o coquetel refrescante e emblemático

O Moscow Mule é um coquetel criado nos Estados Unidos, logo após a segunda guerra mundial. O proprietário da marca Smirnoff tentava sem muito sucesso vender introduzir a vodka no mercado, ao mesmo tempo que, um amigo, tentava familiarizar os americanos à Ginger Ale britânica. Eles, então, uniram o útil ao agradável e criaram um drink que caiu no gosto do povo, misturaram a vodka ao Ginger Ale e acrescentaram limão!

O nome é, na verdade, quase uma brincadeira, um nome significativo baseado no fato da vodka ser de orígem russa, daí o "Moscow" e "mule", sugere que você pode ficar tão tonto quanto ficaria se levasse o coice de uma mula!