Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Harmonização de pratos e cervejas - algumas dicas e exemplos

,
Receitas sem Fronteiras

Pratos ensopados e cozidos na cerveja

Pode-se preparar toda uma gama de pratos ensopados ou cozidos com cerveja, como a célebre Carbonade flamenga, passando pelo Tagine,  o Irish Stew, o frango ou o coelho na cerveja, etc.

Elisabeth aconselha não tomar a cerveja que serviu para cozinhar, pois no fim do cozimento a cerveja desaparece deixando somente seus aromas. É, portanto, preferível propor uma outra cerveja.

Por exemplo, para uma Tagine com frutos secos tipo damascos, frutos secos como as amêndoas e especiarias, fica-se com o lado conserva e especiarias  partindo para uma cerveja com perfil condimentado como uma Dremwell Rousse da cervejaria da Bretanha, ou a Scotch Ale da cervejaria Saint George no Morbihan.

Pode-se também contrastar os pratos ensopados com cervejas de maltes grelhados e torrados para trazer um pouco de amargo e contrabalançar o lado rico de certos pratos com este cozimento  lento como uma Sous le Pavés da cervejaria l'Agrivoise na Ardeche ou uma Rochefort 8.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Sextou com Moscow Mule, o coquetel refrescante e emblemático

O Moscow Mule é um coquetel criado nos Estados Unidos, logo após a segunda guerra mundial. O proprietário da marca Smirnoff tentava sem muito sucesso vender introduzir a vodka no mercado, ao mesmo tempo que, um amigo, tentava familiarizar os americanos à Ginger Ale britânica. Eles, então, uniram o útil ao agradável e criaram um drink que caiu no gosto do povo, misturaram a vodka ao Ginger Ale e acrescentaram limão!

O nome é, na verdade, quase uma brincadeira, um nome significativo baseado no fato da vodka ser de orígem russa, daí o "Moscow" e "mule", sugere que você pode ficar tão tonto quanto ficaria se levasse o coice de uma mula!