Ingredientes:
- Refogado:
- 500g de carne seca de boa qualidade
- 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 cebola roxa picadinha
- 2 tomates picados
- sal e pimenta do reino a gosto
- molho de pimenta a gosto
- cheiro verde a gosto
- Purê:
- 600g de batatas (5 batatas médias)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- ¾ xícara de leite (ou mais ou menos, vai depender das suas batatas)
- sal a gosto
- Para montagem:
- requeijão cremoso a gosto
- queijo parmesão ralado a gosto
- manteiga para untar e gratinar
- Decoração:
- 2 folhas de couve-manteiga picadas finamente
Detalhes
Complexidade: Médio
Custo: Moderado
Preparação:
Etapa 1
Tire a carne seca da embalagem e retire a gordura em excesso. Lave e coloque numa vasilha. Cubra com água fria e deixe de molho por uma noite na geladeira.
No dia seguinte, escorra, coloque a carne na panela de pressão e cubra com mais água fria. Tampe e leve ao fogo. Deixe cozinhar por 40 minutos depois que pegar pressão. Deixe esfriar naturalmente ou coloque debaixo da água corrente se estiver com pressa.
Desfie a carne, descartando nervos e gorduras.
Aqueça o óleo numa panela e refogue os alhos e cebola. Quando ficar transparente, junte a carne desfiada e os tomates. Deixe refogando até os tomates derreterem. Eu não salguei mais, só coloquei uma pitadinha de molho de pimenta. Tire do fogo e junte o cheiro verde. Misture bem e reserve.
Cozinhe as batatas (*) e esprema ainda quentes duas vezes, isso vai garantir uma textura aveludada. Coloque as batatas amassadas numa panela, junte a manteiga e o leite. Leve ao fogo para apurar. Adicione mais leite se necessário. O purê precisa estar bem cremoso. Tempere levemente com sal, lembrando que a carne seca já está bem temperada.
Unte com manteiga ramequins individuais ou uma travessa refratária. Espalhe um pouco de purê no fundo e nas laterais. Espalhe o recheio (o meu ainda sobrou cerca de 1 xícara) e jogue pelotas de requeijão cremoso aqui e ali. Cubra com o restante do purê e polvilhe queijo parmesão ralado. Jogue algumas micro-pelotinhas de manteiga por cima também.
Coloque os ramequins ou travessa dentro de outra assadeira maior e leve ao forno pré-aquecido a 200 C por cerca de 20 minutos (porções individuais) ou 30 minutos (travessa maior). Depois coloque no grill por 5 ou 10 minutos apenas para gratinar o queijo.
Enquanto o escondidinho está no forno, aqueça cerca de 1 dedo de óleo em fogo forte. Jogue pequenas porções de couve picada e deixe fritar até que pare de espumar, é coisa bem rápida. Escorra em papel toalha e coloque por cima do escondidinho.
Caso decida fazer de ultima hora, não se preocupe, dessalgue a carne seca a cozinhando em água fervente, troque a água por 3 vezes e sempre deixe ferver. Ela ficará no ponto certo. Ao final da troca das 3 águas, deixe cozinhar na pressão por 40 minutos.
Sugestões
- Escondidinho de carne seca do... 4.7/5 (101 Votos)
- Rocambole Salgado 3.9/5 (97 Votos)
- Torta de palmito 3.8/5 (12 Votos)
- Bolo de batata (gostoso) 3.3/5 (41 Votos)
- Bife lasanha 3.7/5 (40 Votos)
- Bife à parmegiana tradicional 3.7/5 (33 Votos)
- Bolo de Leite Condensado com... 3.8/5 (8 Votos)
- Recheio Torta de Requeijão 3.1/5 (311 Votos)
Receitas e dicas em vídeo!
Pequenos grissinis de queijo feitos com massa de bombinha, perfeitos para um aperitivo!
Comentar essa receita