CUMARU ou FAVA TONKA, a nova sensação dos grandes Chefs!

As sementes são muito aromáticas lembrando o perfume adocicado da baunilha. Elas são há longo tempo muito utilizadas em perfumaria, cosméticos e nas indústrias de tabaco.
O cumaru na utilização medicina
O cumaru também é utilizado como medicamento. Sua utilização pelos índios, desde longa data, comprova seu lado terapêutico. Sua aplicação medicinal vai desde chás até óleos curativos. A Universidade Federal do Pará tem feito pesquisas sobre a possibilidade de seu uso na cura do Alzheimer. Uma substância presente no cumaru, ao ser aplicada de forma intravenosa, induz as células-tronco, responsáveis pela produção de neurônios, à formação de novos neurônios. Assim, haveria a possibilidade de regeneração destes neurônios afetados pela doença. Não há ainda conclusões a respeito. A cumarina, uma substância presente nas sementes do cumaru tem propriedades medicinais e tóxicas ao mesmo tempo (se usada pelo ser humano em quantidade superior a 1 g, como a noz moscada).
O cumaru na gastronomia
As sementes do cumaru, também chamadas de favas tonka, favas tanha, favas da índia são usadas em gastronomia e viraram a coqueluche do momento pelos grandes Chefs. Embora nativa no Brasil ela é ainda pouco comercializada e às vezes difícil de ser encontrada nas regiões distantes da Amazônia. Mais facilmente encontrada em casas de umbanda por fazerem parte das especiarias utilizadas nas oferendas aos Orixás.
Ainda pouco conhecida e utilizada no Brasil como especiaria, ela tem grande utilização em confeitaria, na França e em outros países da Europa ela é muito utilizada, inclusive nas grandes marcas de chocolates, já que ela é perfeita para aromatizá-lo. Nestes países ela é encontrada facilmente em casas especializadas. Nos Estados Unidos ela ainda é usada com restrições por causa da cumarina. É preciso lembrar e afirmar que ela, quando utilizada em pequenas doses, não faz mal algum e dá um sabor extraordinário às sobremesas e pratos.
Utilização
Deve ser usada ralada (num ralador fino, igual ao da noz moscada) em pequena quantidade. Seu aroma semelhante ao da baunilha vem exatamente da cumarina e torna as sobremesas deliciosamente perfumadas. Embora seu aroma lembre o da baunilha e possa ser usado da mesma forma, é bom lembrar que não são iguais,. O aroma da fava tonka é único, típico , especial, inigualável.
Andrea Potsch, nossa amiga e blogueira do Aromas e Sabores comenta em seu blog: "Também fiz essência de cumaru, fácil de fazer e rende muito. Usei uma xícara de vodka e duas favas partidas ao meio e deixei em infusão dentro de um vidro no armário. Em alguns dias já estava pronta! Pode ser usada para substituir a baunilha em qualquer receita." Ela também experimentou aromatizar o açúcar colocando duas favas num pote de açúcar e o resultado foi ótimo, usando para polvilhar bolos, biscoitos, em receitas, etc.
Uma experiência fácil para conhecer o sabor da fava tonka: fazer uma receita de brigadeiro e ralar um pouco de uma fava e ver a diferença de sabor. Pode ser usada em crème brulée, pudins e em muitas outras receitas.
Confira outras deliciosas receitas com esta nossa especiaria deliciosa, internacionalmente conhecida e de sucesso inquestionável entre os grandes Chefs confeiteiros.
Torta de banana e chocolate com fava tonka
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!
Uma receita cheia de sabores, delicie-se com o Poke Bowl Thaï! Bom apetite!
Poke Bowl Tailandês
Ingredientes e modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes abaixo e reservar:
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- Suco de 1 limão siciliano
- 1 colher (de sopa) de óleo de gergelim
- 1 colher (de café) de azeite
- 1 colher (de sopa) de molho soya
- 1 colher (de café) de cúrcuma
- 1 colher de café de "4 épices"
Picar em cubos e misturar o salmão aos ingredientes reservados acima e deixar marinar:
- 2 filés de salmão
Picar e reservar:
- 1 manga
- 1/2 abacate
- Gengibre fresco
Preparar o arroz:
- Arroz Basmati cozido e misturar com:
- 1 colher (de sopa) de vinagre de arroz
- 1 colher (de sopa) de sementes de gergelim
Montagem:
Colocar o arroz no bowl. Colocar por cima o salmão, a manga e o abacate e salpicar com sementes de gergelim.
-----------------------------------------------------
NOTA: as "4 épices" (4 especiarias, temperos, condimentos...) são:
- 3 porções de pimenta do reino
- 1 porção de noz moscada moída
- 1 porção de cravo em pó
- 1 porção de canela em pó
Misturar todos os ingredientes, colocar em pote hermético e utilizar quando necessário.
Comentar este artigo