10 segredos para ter "olhos de lince"
Comer é uma necessidade e um prazer, mas é também, de acordo com os alimentos escolhidos, bom para manter a forma, a saúde, a memória ou conservar uma boa visão. É certo, nossas células visuais são influenciadas pela nossa alimentação e é sempre muito interessante conhecer quais alimentos ajudarão a conservar uma boa visão. Graças ao ômega 3, os antioxidantes e outras vitaminas, isso é possível.
Descubra 10 segredos para se ter "olhos de lince"...
vitamina a
A vitamina A é a aliada da nossa retina. Ela nos ajuda a conservar uma boa visão diúrna e noturna facilitando a adaptação do olho à escuridão. Ela permite também evitar a secura ocular, que acontece frequentemente com a idade mais avançada e em outras situações. Você vai encontrá-la por exemplo no fígado (de vitelo, principalmente), nos ovos, na manteiga ou ainda nas cenouras, nos tomates, nos damascos, no espinafre, na alface, na abóbora entre outros ... Uma bela bela e bem variada salada, não é uma tentação?
Ômega 3
Os ômega 3 são também ótimos para a retina e hidratação graças aos bons ácidos graxos. Eles são reconhecidos pelo seu efeito preventivo contra a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Coma salmão, sardinhas, cavalinhas, harenques e utilize óleos de canola, nozes... Uma boa receita à base de salmão ou mesmo alguns pratos da culinária japonesa são uma ótima pedida, não?
beta-caroteno
O beta-caroteno faz parte dos carotenóides que são a orígem da pigmentação amarela ou laranja das frutas e legumes. Coma cenoura, tomate, manga, mamão, damasco, pêssegos, etc... Ele está presente em outros vegetais como o espinafre, brócolis, agrião... Delicie-se, então, com uma salada de legumes, ricos em caroteno, como entrada, ou uma bela salada de frutas, como sobremesa, além de acompanhamentos para pratos principais.
pigmentos de luteína e zeaxantina
Estes dois pigmentos contribuem para proteger a mácula, parte central da retina limitando os danos provocados pelos raios luminosos, principalmente nos lugares onde os raios solares são mais fortes, onde a claridade solar é mais intensa. Eles seriam também bons aliados para prevenir a catarata e a degeneração macular ligada à idade. Estes pigmentos são encontrados nas frutas e legumes amarelos, laranjas e verdes. Que tal uma deliciosa sopa de abóbora?
vitamina c
A vitamina C é uma antioxidante que combate os radicais livres e assim controla, limita o envelhecimento celular. Ela protege a córnea e o cristalino contra a oxidação e poderia prevenir a catarata ou a ajudar os doentes com glaucoma. Portanto é necessário incluir em sua dieta os cítricos e verduras e legumes de folhas bem verdes!
vitamina d
A vitamina D intervem ao nível da miopia e da degeneração macular relacionada à idade. Infelizmente a alimentação não é suficiente para nos dar a vitamina D suficiente para suprir nossas necessidades, mas ela é encontrada no fígado, nas gemas e nos óleos de peixes. A melhor fonte de vitamina D é o sol, principalmente o da manhã: ela é produzida ao nível da pele sob o efeito do sono. Vamos portanto fazer longos passeios ao ar livre, sem se deixar queimar ao sol, é claro! Bastam 15 a 20 minutos ao sol da manhã, sem protetor solar*, e você estará recebendo sua dose de vitamina D, tão necessária também para os ossos
vitamina e
A vitamina E pode ajudar a prevenir a catarata e a degeneração macular. Encontramos a vitamina E em grande quantidade nos frutos secos como: avelãs, amêndoas, amendoins, nozes, etc. Mas se isto é uma desculpa para lambiscar toda hora, é bom não abusar, já que elas são bem calóricas! Podem ser usadas em receitas tanto salgadas como sobremesas deliciosas
flavonóides
Os flavonóides tem uma forte ação antioxidante e estão presentes em maior ou menos quantidade em quase todas as plantas. Eles são a origem da cor das plantas e das frutas passando do vermelho ao roxo e amarelo. Os mirtilos são os campeões em concentração, mas nem sempre é fácil encontrá-los e aproveitar seus benefícios. Aproveite as efeitos vantajosos e antienvelhecimento dos flavonóides comendo regularmente frutas e legumes, chás, cacau e um pouco de vinho tinto, é claro, com moderação !
selênio
O selênio está associado à vitamina E, já que ele permite ser associado pelo organismo para autoproduzir antioxidantes. Ele é encontrado nos fermentos e frutos do mar. Portanto, para os não alérgicos, um belo prato de frutos do mar é uma ótima opção!
zinco
O zinco está associado à vitamina A, já que ele permite à esta última ser absorvida e assim prevenir contra a degeneração macular e a adaptação da vista à escuridão. Encontramos o zinco nas ostras, brotos de trigo, fígado de vitelo, rosbife magro, cacau, carneiro novo, amendoim (mas não exagere, amendoins são muito calóricos!).
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!
Coconut bowl: uma ótima pedida, é fácil, fashion, saudável e muito gostoso!
Comentar este artigo