© Sandra - Cuisine Addict
Pavlova exótica
A clássica e deliciosa Pavlova pode receber uma versão exótica utilizando frutas diferentes e aromas também um pouco exóticos como as raspas de combava (ou limão kaffir). Coroando esta maravilhosa sobremesa você usa frutas exóticas como o abacaxi, maracujá, romã, coco, coulis de jabuticaba, etc.
Para o merengue: forno a 65°C. Bata 3 claras em neve com uma pitada de sal e depois coloque 90 g de açúcar e continue batendo. Com auxílio de uma espátula acrescente 90 g de açúcar de confeiteiro e raspas de combava (limão kaffir). Numa placa você pode fazer 4 discos de 10 cm (para Pavlovas individuais) ou um disco maior de uns 20 cm. Você deve deixar o centro ocado e (para um efeito mais bonito, faça pitangas (com o saco de confeiteiro, nas beiradas do círculos, fazendo uma parede). Isto permitirá um belo efeito e um suporte para o chantilly e frutas. Leve ao forno por umas 2 a 3 horas para que o merengue fique bem sequinho, sem dourar, este é o segredo. Deixe esfriar no forno. Prepare as frutas de sua escolha (abacaxi, manga, maracujá, mamão, lascas de coco, grãos de romã, kiwi, etc.) picando-as e colocando numa saladeira, um pouquinho de açúcar, suco de limão verde e, se quiser, algumas gotas de rum. Cubra com um filme e leve à geladeira. Para o chantilly com leite de coco: coloque 500 ml de leite de coco na geladeira de véspera num recipiente largo. No dia seguinte retire o leite de coco da geladeira, sem balançar para não misturar. Retire, cuidadosamente toda a parte sólida do leite de coco e misture com 200 ml de creme de leite fresco integral (super galado). Bata em chantilly e quando começar a endurecer acrescente um sachet de fixador de chantilly e 2 sachets de açúcar baunilhado. . Bata até obter um creme firme. Coloque num saco de confeiteiro com um bico canelado e reserve na geladeira até na hora de servir. Montagem: Coloque os círculos em pratos individuais ( ou o grande numa travessa), Coloque o chantilly de coco no centro, preenchendo a parte ocada do merengue. Coloque depois as frutas e sirva a seguir. Sucesso garantido.
Se você quiser fazer a Pavlova tradicional em outras ocasiões veja estas receitas (a primeira tem o histórico desta sobremesa, o porque do nome, etc.)
Pavlova
Pavlova de morango
Pavlova de cerejas e creme de cassis (ou jabuticaba)
Pavlova de manga e romã