Torrone: um clássico do Natal
Feitos de amêndoas, de chocolate ao leite, chocolate branco, crocantes, macios… os torrones são um mundo à parte! Há quem não goste, mas devemos concordar que o torrone é um clássico do Natal.
Ele pode ser apreciado como um tira gosto, pode fazer parte da sobremesa ou, por que não, ser a própria sobremesa de Natal!
Origem do torrone
Na Grécia antiga existia um doce a base de frutas secas e mel que era dado aos atletas antes de participarem nos Jogos Olímpicos, mas foi a herança árabe que marcou na cultura ibérica e italiana o costume dos torrones. Até hoje, podemos encontrar muitas semelhanças entre alguns doces típicos de certas regiões espanholas e portuguesas com os doces tradicionais do norte da África e do Oriente Médio.
Conta-se também que o torrone já era bastante consumido no século XVI onde hoje é a cidade espanhola de Jijona. Foi durante esse mesmo século que o consumo de torrone no Natal se popularizou pela Europa.
O torrone no mundo
O torrone de Jijona ou o torrone de Alicante, mais conhecido pelo nome de torrão duro, são os doces mais pedidos pelos turistas em visita à Espanha. Em outros países, ele recebe outros nomes e algumas adaptações, como o nougat na França e o torrone italiano.
Confira nossa seleção de receitas de Natal e também as receitas especialmente cedidas por blogueiros de culinária para o Especial de Natal do Receitas sem Fronteiras! Feliz Natal!
Temos uma seleção de curiosidades, receitas e sugestões para o seu Natal, confiram!
- Sugestões de presentinhos gourmet para o Natal
- Presentes de Natal gostosos e originais para ajudar no orçamento
- Dicas para preparar a mesa da ceia de Natal e Reveillon
- Dicas para passar o Natal e as festas de fim de ano sem stress
- O Natal no mundo e as tradições culinárias de vários países
Receitas e dicas em vídeo!
Que tal uma árvore de Natal fofa pra comer e compartilhar?!
Comentar este artigo