A maisena traz crocância à sua massa para tortas. Veja a receita de Torta de pêssegos:
Ingredientes (6 pessoas):
Para a massa:
2 ovos (dos quais separamos uma clara)
2 Colher (de sopa) de açúcar mascavo.
100 g de maisena
500 ml de água
4 colheres (de sopa) de mel aromatizado (lavanda, castanha, pinheiro)
40 g de manteiga derretida
Para o recheio:
3 galhos de tomilho fresco (ou 2 colheres (de sopa) de tomilho congelado).
3 pêssegos
30 g de maneiga derretida
1 fava de baunilha
6 colheres de sopa de açúcar mascavo
Preparação:
Numa panela, prepare um xarope misturando a água, o açúcar, o tomilho e a fava de baunilha fendida. Deixe ferver por uns dez minutos e depois deixe esfriar.
Enquanto isto, lave os pêssegos, corte-os ao meio e retire os caroços. Coloque os pêssegos no xarope e depois leve ao fogo baixo mantendo uma leve fervura. Os pêssegos devem permanecer firmes. No fim de 8 a 10 minutos de fervura, retire os pêssegos da panela, deixe esfriar e retire a casca. Conservar o xarope.
Numa saladeira, bata fortemente o ovo e a clara com a manteiga derretida, o mel e o açúcar mascavo. Para uma massa crocante e macia, acrescente a maisena e misture para que a massa fique bem lisa. Bata a clara em neve bem firma e depois incorpore delicadamente à massa.
Coloque a massa numa forma de torta, previamente untada com manteiga, tendo o cuidado de colocá-la até 3/4 da forma.
Leve ao forno e deixe assar por 15 minutos, a 180°C.
No fim dos 15 minutos, logo que a massa começa a dourar ligeiramente, coloque os pêssegos sobre a torta, pincele-os com manteiga derretida e depois salpique açúcar mascavo e algumas folhas de tomilho retiradas do xarope.
Aumente a temperatura do forno para 240° e deixe assar por 5 minutos.
Filtre o xarope, acrescente 250 ml de água e coloque na geladeira. Ele fará uma deliciosa bebida a ser saboreada com a torta.
O bolo de chocolate que vai fazer a festa das crianças!
Quem resiste a esta fofura de peixinho que ainda mais é todo de chocolate e com muito confeito e cobertura?! Aprenda a fazer e faça a alegria dos baixinhos de plantão!