Sugestões doces e salgadas usando castanhas portuguesas
Na Europa, as castanhas são a prova real de que o inverno não tem só frio e inconvenientes!
Desde o início do outono e até o fim do inverno, podemos nos entregar com alegria às castanhas. Gosto do seu lado rústico e seu gosto particular. Podemos fazer mil coisas com elas, tanto salgadas como doces.
É uma alegria colhê-las na floresta, isto me faz lembrar minhas viagens à França. Elas estão maduras quando sua casca peluda e picante está marrom e entreaberta. Para consumí-las cruas, é preciso retirar a casca com uma faquinha pontuda e depois retirar a segunda pele que é amarga. Dá trabalho, mas vale a pena, elas são crocantes e tem sabor bem leve!
Como estas operações são um pouco cansativas, eu aconselho assá-las, depois de ter feito um corte para que elas não explodam. São essas castanhas assadas que encontramos nas feiras e nas barraquinhas de rua, na época das festas de fim de ano, conhecidas na França como marrons chauds. Podemos comê-las retirando simplesmente a casca e pelinha. As pessoas andam pelas ruas com um saquinho de castanhas na mão, se deliciando! Um pouco como nós fazemos aqui com as pipocas!
Passando à cozinha, eu confesso que na Europa, as coisas são mais práticas e o trabalho de descascá-las quase foi deixado de lado, eles utilizam as castanhas já descascadas e prontas para uso. Isso mesmo, elas podem ser compradas congeladas no comércio ou somente cozidas e descascadas. Que sonho! Mas como aqui no Brasil, este hábito ainda não chegou, eu me dou ao trabalho, mas não deixo de aproveitar a época das castanhas portuguesas!
Se você for mesmo fã das castahas como eu e fica triste de só poder comer no final do ano, fica a dica: elas pode ser congeladas. Pegue as castanhas, coloque em uma vasilha grande com água e descarte as que flutuarem, então, enxugue, coloque em uma sacola plástica para freezer, retire o ar e pronto! Você vai poder comer castanhas em outra época do ano!
E você nem pode imaginar tudo que se pode fazer com elas! As sugestões vem diretamente dos europeus, muito acostumados a utilizá-las com frequência!
faço o que com as castanhas?
Sugestões salgadas
Em versão salgada, a castanha se harmoniza muito bem com cogumelos e também com outros legumes, como o funcho, a abóbora e também as ervas frescas.
Você pode fazer sopas cremosas nas quais é simpático colocar lasquinhas de presunto cru ou Parma e até mesmo pedacinhos de foie gras. Eu também sugiro misturar nas sopas de castanhas outros legumes como o celeri rave ( que é o bulbo do aipo) ou a couve de bruxelas. A castanha vai contrabalançar o gosto forte destes dois legumes e é uma opção distrair as crianças do seu gosto forte!
Não esqueça de usar as castanhas para acompanhar as aves, elas são perfeitas para se juntar a outros acompanhamentos como abóboras e batatas em cubos, cogumelos ou bacon.
Como entrada, pense em pedacinhos de castanhas para salpicar suas saladas, por exemplo. Fica uma delícia!
Sugestões doces
Em versão doce, as castanhas inteiras podem ser usadas perfeitamente com as maçãs ou peras numa compota ou numa torta.
E você pode também, criar coragem já que é um pouco trabalhoso e fazer em casa os famosos marrons glacés que são as castanhas glaçadas e carameladas. Um requinte da culinária francesa e que a gente come rezando! Clique aqui e confira a receita dos marrons glacés da foto abaixo!
Receitas com castanhas
Aqui, uma pequena lista de receitas para você, que como eu é fã de castanhas, usar e abusar nesta época do ano!
- Tortinhas de limão, figos e castanhas portuguesas
- Farofa de banana e castanhas portuguesas
- Tronco de castanhas natalino
- Bolo de castanha portuguesa com molho de maracujá
- Torta de parma com funghi secchi e castanhas portuguesas
- Chester com castanhas portuguesas
- Molho de castanhas portuguesas (ótimo para acompanhar aves!)
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Uma ideia original e fácil para fazer uma linda coroa que todos vão adorar no lanche!!!
Comentar este artigo