Até que enfim chegaram a uma conclusão! A manteiga faz ou não, mal ao coração?
A Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, fez um enorme estudo sobre o consumo da manteiga e sua relação com as doenças cardiovasculares e não houve nenhuma ligação entre elas. O estigma da manteiga pode acabar.
A partir da década de 1970 os médicos nos orientavam a não consumir alimentos com muitas gorduras saturadas, alegando que contribuíam para originar problemas cardíacos.
Investigadores norte-americanos descobriram que as gorduras saturadas não são tão danosas como sempre pensaram, pelo menos no que se refere aos problemas cardíacos.
Este estudo que foi publicado na PLOS One, fez uma análise em mais de 600 mil trabalhos em 15 países diferentes e envolveu 6,5 milhões de pessoas que estiveram em acompanhamento durante anos.
A conclusão do estudo é de que não existe relação entre as doenças cardíacas e o consumo da manteiga.
O que os investigadores descobriram com este estudo foi mais surpreendente ainda: a equipe chegou à conclusão que o consumo moderado da manteiga provoca além do mais uma redução na possibilidade de desenvolvimento de diabetes.
A conclusão do estudo mostrou que o consumo de uma colher (de sopa) de manteiga por dia reduz em cerca de 4% o risco de diabetes.
No entanto a notícia ruim é que eles descobriram também que esta dieta está associada a um aumento de 1% de risco de mortalidade em geral independente de suas causas. Eles suspeitam que esta ligação tenha outros fatores paralelos, ou seja , quem consome muita manteiga tem geralmente maus hábitos alimentares e estilo de vida piores.
Manteiga X Margarina
Estes resultados liberam o consumo da manteiga à vontade, sem restrições?
Claro que não.
A pesquisa apenas provou que o consumo moderado da manteiga não responsável por doenças cardiovasculares. Isto não quer dizer que a manteiga seja considerada totalmente saudável.
O que complica o uso da manteiga é o fato dela ser utilizada indiscriminadamente, muitas vezes em excesso e em alimentos que já não são também muito saudáveis como o pão branco, croissants, pão de queijo, waffles e outros produtos com farinha branca e alimentos ricos em açúcar.
A manteiga, apesar de tudo, continua sendo um alimento pior do que a margarina sem gorduras trans e os óleos de cozinha como canola e soja.
O que existe realmente bom para passar no pão é ainda o azeite, ele é rico em óleos graxos monoinsaturados, rico em vitamina E e ajuda a aumentar o HDL que é o colesterol bom e diminui o LDL que é o ruim.
Dariush Mozaffarian, o principal autor do estudo diz: “Os nossos resultados sugerem que a manteiga nem deve ser demonizada, nem considerada “alimento saudável”,
Os estudos agora vão se voltar para a pesquisa da descoberta da diminuição de 4% no risco de diabetes para quem consome manteiga.
Uma possibilidade já foi levantada, ou seja, o maior consumo de laticínios em geral e não apenas o consumo da manteiga.
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Super saudável e a tendência do momento, o smoothie bowl, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso!
Ingredientes:
- 1 xícara bem cheia de morangos
- ½ melão
- 1 banana
- 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
- 1 colher de chá bem cheia de linhaça
- 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)
Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...
Comentar este artigo