Lentilhas: sorte, saúde e dinheiro!
Uma de nossas tradições para a festa da passagem do ano é um prato de lentilhas, mas elas são tão saudáveis que devemos comê-las o ano todo! Preparada de diversas formas são obrigatórias em nossas mesas pois, segundo dizem, traz sorte, saúde e dinheiro. Vamos lhe dar algumas sujestões de receitas, mas antes vamos falar um pouco desta leguminosa tão versátil.
E lembrem-se! Lentilhas são super saudáveis e ricas em magnésio, que é essencial para seu bem estar, então, não deixe de consumi-las durante o resto do ano!
Sobre a lentilha
Os legumes secos, como a lentilha, são uma ótima fonte de proteínas vegetais, de aminoácidos e de glicídios. Associados aos cereais ou verduras frescas, constituem uma refeição completa.
Antigamente, a lentilha e os outros legumes secos constituíam o prato básico principal da alimentação europeia. Com o tempo, eles se tornaram raros e, graças à cozinha vegetariana, eles estão voltando com força total.
Os legumes secos mais consumidos são, sem dúvida, o grão de bico, as lentilhas e os feijões. Para cozinhá-los, é preciso deixá-los de molho de um dia para o outro em uma grande quantidade de água para amolecer a casca e, assim, permitir uma maior absorção dos condimentos durante a cocção.
Diferentemente do grão de bico e do feijão, as lentilhas são menores e não precisam ser deixadas de molho. Mas como todos os legumes secos, que requerem hidratação, o caldo de cozimento deve ser abundante e aromático, que se pode obter, por exemplo, picando um pouquinho de cenoura, cebola, cravo e adicionando ervas como louro, alecrim e salvia.
Lembre-se, como estão secos, quando hidratados esses legumes quase triplicam seu tamanho!
A melhor forma de cozinhá-los é em fogo baixo, porque os legumes secos quando cozidos ficam com sua estrutura mais frágil e a força do atrito da fervura em fogo alto pode reduzi-lo a purê.
Fritos de lentilhas vermelhas | Lentilhas com bacon e calabresa | Rondelli ao duo de lentilhas |
Conselho do chef
Não salgue a água de cozimento dos legumes logo no início: o sal acaba por criar uma capa ainda mais dura sobre a casca desses legumes, o que aumenta o tempo de cozimento. Ao contrário, adicione um pouco de banha (gordura) durante o cozimento para deixar a água mais “suave”. Quando a casca estiver mais mole é hora de temperar a água.
Não quer usar algum tipo de gordura na água? Um pouco de bicarbonato deixará a água menos ácida, o que também facilita o cozimento dos legumes.
Veja agora algumas receitas para você escolher
Arroz com lentilha e calabresa | Arroz com lentilha e calabresa | Tarha Dhal - Sopa indiana de lentilhas |
Lentilha com calabresa | Bolinho de lentilha | Lentilhas à espanhola |
- Arroz com lentilha e calabresa
- Lentilhas à espanhola
- Bolinho de lentilha
- Lentilha com calabresa
- Sopa de lentilha com bacon e calabresa
- Fritos de lentilhas vermelhas
- Mjadra
- Arroz com lentilha e calabresa
- Lentilhas com bacon e calabresa
- Rondelli ao duo de lentilhas
- Sopa de lentilhas com legumes
- Tarha Dhal - Sopa indiana de lentilhas
.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Receitas e dicas em vídeo!
Desejamos a todos um ano novo repleto de muita saúde, amor, paz, sucesso, felicidades e tudo que você precisar! Feliz Ano Novo!
Comentar este artigo